PERÍCIAS
Uma “Perícia” é um tipo particular de conhecimento. As perícias são independentes, apesar de que algumas delas ajudam no aprendizado de outras. Cada uma de suas perícias é representada por um número — por exemplo “ Controle de Chakra -17” significa que seu nível de habilidade no Controle de Chakra é igual a 17. Quanto maior o número, maior a habilidade. Para tentar fazer alguma coisa, você jogar 3 dados e comparar o resultado com o nível da perícia pertinente, modificado de acordo com o que o Moderador acha que reflete adequadamente a situação em particular — veja Testes de Habilidade. Se o resultado de seu sorteio for menor ou igual ao seu nível (modificado) naquela perícia, você foi bem sucedido. No entanto, um resultado igual a 17 ou 18 significa automaticamente um fracasso. Você começa sua carreira ninja com algumas perícias, exatamente como na vida real, e pode aprender mais se passar o tempo necessário treinando. Algumas perícias são vedadas no começo e todas têm limitação no Nível de Habilidade, pois todos começam como Estudantes de Academia. O Controle de Chakra é uma das perícias que não podem ser adquiridas durante a criação do personagem, somente durante o jogo, afinal, é na Academia Ninja que você aprenderá essas coisas.
Desenvolvendo Perícias
Para aprender ou aperfeiçoar uma perícia é necessário gastar alguns pontos. O custo de uma perícia depende do tipo e da dificuldade em desenvolvê-la. Personagens inteligentes levarão uma certa vantagem no aprendizado de perícias mentais, enquanto personagens dotados de destreza aprenderão mais facilmente as perícias físicas.
Ao despender pontos para adquirir uma perícia, você está recebendo treinamento para desenvolvê-la até um nível proveitoso. O primeiro aprendizado de uma perícia é fácil — com um pouco de treino se consegue muita coisa. No entanto, o aperfeiçoamento é mais custoso, como você poderá observar pelas tabelas que se seguem.
As perícias estão divididas em dois grupos: mentais (baseadas em Inteligência) e físicas (normalmente calcadas em Destreza).
A Tabela de Perícias mostra o custo em pontos para cada uma delas. Quanto mais difícil a perícia, maior o número de pontos que você precisará gastar para desenvolvê-la.
Pré-requisitos
Algumas perícias têm pré-requisitos — normalmente outras perícias. Isto acontece quando uma perícia mais avançada está baseada em, e é sob certos aspectos, um desenvolvimento de uma outra. O personagem deve ter um nível de habilidade maior ou igual a 10 na “perícia pré-requisito” para poder estudar a mais avançada. Por exemplo, é necessário ter um nível de conhecimento maior ou igual a 10 em Controle de Chakra, para poder estudar o Bunshin no Jutsu .
Custo em Pontos das Perícias
A tabela a seguir mostra o custo em pontos dos dois tipos de perícias (mentais e físicas) em cada nível.
A primeira coluna mostra o nível de habilidade que você está tentando alcançar em relação ao atributo de controle — Destreza para perícias físicas e Inteliogência para perícias mentais. Se seu atributo for igual a 12, então um nível de “Dest-1” seria igual a 11, “Dest” seria igual a 12, “Dest+1” seria igual a 13 e assim por diante.
A coluna seguinte mostra o custo em pontos para aprender perícias de diferentes graus de dificuldade — Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil — naquele nível. Perícias mais difíceis exigem mais tempo — i.e., custam mais pontos — para se aprender.