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Para se tornar um shinobi você deve trilhar o seu próprio caminho.
 
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 ANÁLISE DAS PERÍCIAS

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AnotnoMetagross
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MensagemAssunto: ANÁLISE DAS PERÍCIAS   Sab Out 04, 2008 9:07 am

PERÍCIAS

Uma “Perícia” é um tipo particular de conhecimento. As perícias são independentes, apesar de que algumas delas ajudam no aprendizado de outras. Cada uma de suas perícias é representada por um número — por exemplo “ Controle de Chakra -17” significa que seu nível de habilidade no Controle de Chakra é igual a 17. Quanto maior o número, maior a habilidade. Para tentar fazer alguma coisa, você jogar 3 dados e comparar o resultado com o nível da perícia pertinente, modificado de acordo com o que o Moderador acha que reflete adequadamente a situação em particular — veja Testes de Habilidade. Se o resultado de seu sorteio for menor ou igual ao seu nível (modificado) naquela perícia, você foi bem sucedido. No entanto, um resultado igual a 17 ou 18 significa automaticamente um fracasso. Você começa sua carreira ninja com algumas perícias, exatamente como na vida real, e pode aprender mais se passar o tempo necessário treinando. Algumas perícias são vedadas no começo e todas têm limitação no Nível de Habilidade, pois todos começam como Estudantes de Academia. O Controle de Chakra é uma das perícias que não podem ser adquiridas durante a criação do personagem, somente durante o jogo, afinal, é na Academia Ninja que você aprenderá essas coisas.

Desenvolvendo Perícias

Para aprender ou aperfeiçoar uma perícia é necessário gastar alguns pontos. O custo de uma perícia depende do tipo e da dificuldade em desenvolvê-la. Personagens inteligentes levarão uma certa vantagem no aprendizado de perícias mentais, enquanto personagens dotados de destreza aprenderão mais facilmente as perícias físicas.
Ao despender pontos para adquirir uma perícia, você está recebendo treinamento para desenvolvê-la até um nível proveitoso. O primeiro aprendizado de uma perícia é fácil — com um pouco de treino se consegue muita coisa. No entanto, o aperfeiçoamento é mais custoso, como você poderá observar pelas tabelas que se seguem.
As perícias estão divididas em dois grupos: mentais (baseadas em Inteligência) e físicas (normalmente calcadas em Destreza).
A Tabela de Perícias mostra o custo em pontos para cada uma delas. Quanto mais difícil a perícia, maior o número de pontos que você precisará gastar para desenvolvê-la.

Pré-requisitos
Algumas perícias têm pré-requisitos — normalmente outras perícias. Isto acontece quando uma perícia mais avançada está baseada em, e é sob certos aspectos, um desenvolvimento de uma outra. O personagem deve ter um nível de habilidade maior ou igual a 10 na “perícia pré-requisito” para poder estudar a mais avançada. Por exemplo, é necessário ter um nível de conhecimento maior ou igual a 10 em Controle de Chakra, para poder estudar o Bunshin no Jutsu .

Custo em Pontos das Perícias
A tabela a seguir mostra o custo em pontos dos dois tipos de perícias (mentais e físicas) em cada nível.
A primeira coluna mostra o nível de habilidade que você está tentando alcançar em relação ao atributo de controle — Destreza para perícias físicas e Inteliogência para perícias mentais. Se seu atributo for igual a 12, então um nível de “Dest-1” seria igual a 11, “Dest” seria igual a 12, “Dest+1” seria igual a 13 e assim por diante.
A coluna seguinte mostra o custo em pontos para aprender perícias de diferentes graus de dificuldade — Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil — naquele nível. Perícias mais difíceis exigem mais tempo — i.e., custam mais pontos — para se aprender.
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MensagemAssunto: TABELAS DAS PERÍCIAS   Sab Out 04, 2008 9:09 am

PERÍCIAS FÍSICAS

Nível de Dificuldade da Perícia
Nível Final na Perícia
Fácil
Médio
Difícil
Dest - 3
-
-
½ ponto
Dest - 2
-
½ ponto1 ponto
Dest - 1
½ ponto1 ponto2 pontos
Dest
1 ponto2 pontos4 pontos
Dest +1
2 pontos4 pontos8 pontos
Dest +2
4 pontos8 pontos16 pontos
Dest +3
8 pontos16 pontos24 pontos
Dest +4
16 pontos24 pontos32 pontos
Dest +5
24pontos32 pontos40 pontos

PERÍCIAS MENTAIS

Nível de Dificuldade da Perícia
Nível Final na Perícia
Fácil
Médio
Difícil
Muito Difícil
Int - 4
-
-
-
½ ponto
Int - 3
-
-
½ ponto1 ponto
Int - 2
-
½ ponto1 ponto2 ponto
Int - 1
½ ponto1 ponto2 pontos4 pontos
Int
1 ponto2 pontos4 pontos8 pontos
Int +1
2 pontos4 pontos6 pontos12 pontos
Int +2
4 pontos6 pontos8 pontos16 pontos
Int +3
6 pontos8 pontos10 pontos20 pontos
Int +4
8 pontos10 pontos12 pontos24 pontos
Int +5
10 pontos12 pontos14 pontos28 pontos
OBS:
Acréscimos ulteriores seguem a seguinte regra:
8 pontos adicionais para cada nível de perícia física;
4 pontos para cada nível de perícia mental muito difícil;
2 pontos para cada nível de qualquer outra perícia mental.
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MensagemAssunto: Significado dos Níveis de Habilidades   Sab Out 04, 2008 9:14 am

Significado dos Níveis de Habilidade
Então seu nível de proficiência é igual a 9 em Rastreamento e 13 no manuseio de Espadas. O que é que isto significa? Isto é muito importante quando você cria um personagem.
Você precisa fazer um teste de habilidade para fazer uso de uma perícia. Estes testes são feitos com 3 dados. Se seu nível de habilidade for igual a 13, por exemplo, você precisará conseguir um resultado menor ou igual a 13 para ser bem sucedido em seu intento. Os níveis de proficiência podem ser maiores do que 18, e freqüentemente o são ... no entanto, um resultado igual a 17 ou 18 significa sempre um fracasso. Além disso, os modificadores devido a tarefas difíceis ou situações desfavoráveis normalmente ajustarão seu nível “efetivo” para um número menor do que 18.
A probabilidade de sucesso em cada nível de habilidade é mostrada abaixo. Se o seu nível de habilidade na perícia for igual a 10 (definido como o nível “médio” de habilidade), você falhará em exatamente 50% das tentativas. Obviamente, o nível “médio” não é realmente muito bom em muitos casos. Note que um resultado igual a 17 ou 18 significa sempre uma falha, portanto ninguém é bem sucedido em 100% de suas tentativas.
Esta tabela deverá ser usada para julgar a competência global na maioria das perícias.

COMPARATIVO
Nível de Habilidade (NH)
Descrição
3
Surpreendentemente ruim. Você nunca acertará o oponente a não ser por sorte.
6
Desajeitado. Um shinobi usando uma arma simples pela primeira vez.
8
Estudante de Academia. Um shinobi em seus primeiros anos de treinamento.
10
Guennin: Shinobi já graduado na academia ninja. A maioria dos gennins utiliza técnicas básicas.
12
Chunnin. Um ninja normal depois de um pouco de estudo, ou um guennin talentoso.
15
Jounnin. Um guerreiro bom e experiente. Você raramente erra.
18
Jounnin Especial. Você tem muita experiência.
20
Sannin. É quase tão forte quanto um Kage. Você seria capaz de criar novos jutsus poderosos, e bem.
25
Kage. Você é o shinobi mais forte de sua vila.
PROBABILIDADE
Nível de Habilidade (NH)
Probabilidade de Sucesso
3
Abissal................................0,5%
6
Desajeitado........................9,3%
8
Regular.............................25,9%
10
Média................................50,0%
12
Algum Treinamento...........74,1%
14
Bem treinado....................90,4%
16 ou mais
Especialista.......................98,1%
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MensagemAssunto: Re: ANÁLISE DAS PERÍCIAS   Sab Out 04, 2008 9:24 am

PERICIAS GERAIS

Perícias Físicas
Tipo
Pré-Def
Acrobacia e Saltos
Física/DifícilDest -6
Corrida
Física/Difícil
-
Natação
Física/Fácil
Dest -4
Escalada
Física/Média
Dest -5
Perícias com Armas de Combate
Tipo
Pré-Def
Kunai
Física/FácilDest -4
Espadas
Física/Média
Dest -5
Arremesso de Armas
Física/Fácil
Des-4
Explosivos
Mental/Média
Int -5
Escudo
Física/Fácil
Dest -4
Armadilhas
Mental/Média
Int -5
Bastão e Lança
Física/Difícil
Dest -6
Perícias Artisticas e Artesanais
Tipo
Pré-Def
Construção de Marionetes
Física/DifícilDest -6
Habilidades Artísticas
Mental/Difícil
Int -6
Perícias Médicas
Tipo
Pré-Def
Herbalismo e Venenos
Mental/FácilInt -4
Medicina
Mental/Difícil
Int -7
Primeiros Socorros
Mental/Fácil
Int -4
Perícias Externas
Tipo
Pré-Def
Sobrevivência
Mental/MédiaInt -5
Rastreamento
Mental/Média
Int -5
Navegação
Mental/Média
Int -5
Perícias Ninjas
Tipo
Pré-Def
Selos
Física/MédiaDes -5
Controle de Chakra
Mental/Difícil
Int -7
Controle de Marionetes
Mental/Difícil
Int -7
Taijutsu
Física/Difícil
Des -6
Perícias Sociais
Tipo
Pré-Def
Jogos de Azar
Mental/MédiaInt -5
Lábia
Mental/Média
Int -5
Perícias de Espionagem
Tipo
Pré-Def
Fuga
Física/DifícilDes -6
Furtividade
Física/Média
Des -5
Interrogatório
Mental/Média
Int -5
Arrombamento
Mental/Média
Int -5
Ventriloquismo
Mental/Difícil
-
Prontidão
Mental/Fácil
Int -4
OBS: O taijutsu é tratado aqui como uma arte-marcial e, portanto, representa apenas sua habilidade em lutar. Como é vedado os outros tipos de jutsus durante a criação do personagem, esses serão descritos posteriormente em tópico específico. Vale salientar que, durante a fase de criação, nenhuma perícia poderá ter valor de Nível de Habilidade (NH) maior que 10.
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